O Maisfutebol antecipa o F.C. Porto-Benfica de domingo através dos duelos em perspectiva. Quem leva a melhor? Ao longo dos próximos dias leia argumentos e embirre também.

Aqueles 25 golos e mais um:. Pensa-se em Hulk, fala-se de Varela, conta-se com Falcao. Talvez dos dois primeiros se diga que podem desequilibrar o Clássico; do terceiro dir-se-á que pode resolvê-lo, mesmo que do outro lado esteja um experiente internacional brasileiro. O trio de ataque do F.C. Porto tem o colombiano na ponta, um jogador único na área, um futebolista que no primeiro ano em Portugal fez 25 golos no campeonato! Números de respeito e que deixam o Benfica em alerta. Aliás, não foi à toa que os encarnados o tentaram contratar, o que diz muito da qualidade do colombiano. No duelo com Luisão teremos sempre aqueles 25 golos na cabeça aos quais se junta mais um: o golo na Supertaça frente ao Benfica. Provavelmente, noutro artigo, irá ler sobre a experiência de Luisão. Que se anula também porque Falcao vem do River Plate e está habituado a disputar grandes jogos, como aqueles com o Boca Juniors, autênticas guerras civis.

Três razões para Luisão levar a melhor sobre Falcao

É um enganador: Não é levezinho, mas é igualmente móvel e isso vai causar problemas a Luisão. O colombiano não é apenas um homem de área, embora seja nela que ganhe fama. Falcao gosta de sair da marcação, tabelar com os médios ou os extremos, e ainda tem a inteligência de ser um ponta-de-lança pouco egoísta. O modo como se mexe em espaços curtos é uma vantagem no confronto com o brasileiro, mais duro de rins. Falcao é «enganador», porque finge que vai para um lado e aparece no outro, e depois, quando se pensa nos centímetros de Luisão, deve sublinhar-se o excelente jogo aéreo do colombiano, fruto, também, da movimentação que tem. Ao fugir do corpo a corpo com o central do Benfica, está muito mais perto de ser uma das figuras do Clássico.

Cheio de confiança: É impossível dissociar Falcao a todo o jogo do F.C. Porto. Um ponta-de-lança é o jogador mais dependente de todos os outros, ainda para mais quando é na área que costuma definir e definir-se. Por isso mesmo, o bom momento de forma do F.C. Porto aumenta a confiança de Falcao, na mesma medida em que a parte final do Benfica-Lyon inquieta Luisão. Aliás, o colombiano está com moral, até porque resolveu os problemas com a marca de penalty frente ao Besiktas e afastou esse fantasma. Não seria justo falar do encontro da Académica, pelas razões óbvias, relacionadas com o estado do relvado. Mas vale a pena ver o que Falcao fez nos últimos tempos no Dragão. Ora nem mais, nos últimos dois jogos fez três golos e como a confiança de um avançado é medida pelos golos que vem a marcar¿está cheiinho dela.