Representantes da Associação das Ligas Europeia de Futebol Profissional (EPFL) foram recebidos hoje, em Bruxelas, pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a quem deram conta dos objectivos e linhas estratégicas da organização.
O director-geral da EPFL, o português Emanuel Medeiros, considerou «muito importante» o encontro para o «reconhecimento institucional» da associação que existe na sua forma actual desde Junho do ano passado. «A nossa perspectiva é a de defender as ligas nacionais e não a de concorrer com outras entidades do futebol internacional» como a FIFA ou a UEFA, acrescentou.
A EPFL é a «voz comum» das ligas nacionais, representando cerca de 500 clubes de futebol, a totalidade dos da primeira divisão dos Estados-membros da União Europeia a 15 e cerca de 67 por cento dos clubes da segunda divisão.
A associação tem ainda como objectivos a promoção da cooperação entre as ligas nacionais, a UEFA e a FIFA e actuar como representante dos empregadores dos clubes filiados, entre outros.