O judoca português João Crisóstomo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze nos Europeus de judo, que decorrem em Lisboa, na categoria -66 quilos.

Num combate bastante equilibrado, que durou quase nove minutos, Crisóstomo, de 26 anos, bateu o azeri Dzmitry Minkou (39.º) por 'waza-ari' já no prolongamento ('golden score'). Depois de nada se ter alterado nos quatro minutos regulamentares de combate, Crisóstomo manteve-se em cena mais quatro minutos e 32 segundos, para bater o atleta de 24 anos do Azerbaijão.

Nas meias-finais, o atleta da universidade Lusófona tinha perdido com o italiano Manuel Lombardo, terceiro do ranking mundial, sofrendo 'ippon' logo perto dos 30 segundos.

Crisóstomo, 63.º do mundo, tinha antes vencido três combates no prolongamento (‘golden score’), fazendo história ao eliminar sucessivamente o polaco Patrick Wawrzyczek (54.º) por ‘waza-ari’, o azeri Nijat Shikhalizada (21.º) por ‘ippon’ e o espanhol Gaitero Martín (9.º), também por ‘ippon’. 

Pouco depois do bronze de Crisóstomo, Manuel Lombardo conquistou o ouro na final de -66 quilos, por 'ippon', ao final de um minuto e cinco segundos de combate, frente ao georgiano Vazha Margvelashvili.

Portugal tem ainda Telma Monteiro na final da categoria -57 quilos, o que vai valer ou o ouro ou a prata à atleta lusa.