Lindsey Vonn é a melhor esquiadora do mundo, mas quer passar a um nível mais alto. Por isso anunciou a intenção de entrar numa competição masculina. Escolheu uma prova de «downhill» da Taça do Mundo e agora espera pela autorização da federação internacional (FIS). Não é garantido que consiga.

«Pelo que ouvi, não está bem encaminhado. Tenho de esperar, eles têm de decidir», disse a própria Vonn, campeã do mundo absoluta de esqui, à France Press: «Para mim é o nível seguinte. Os homens competem com muito mais energia e velocidade que as mulheres.»

Vonn queria fazer a sua «guerra dos sexos» na prova de Lake Louise, a 24 de novembro, e a decisão da FIS deve ser conhecida a 2 ou 3 de Novembro. A intenção levanta várias questões.

Há quem veja nesta iniciativa de Vonn, a bela e mais mediática esquiadora do mundo, uma manobra de marketing. É o que dizem algumas das adversárias. Além disso, a competição feminina vai decorrer na mesma pista, uma semana mais tarde, o que levanta a dúvida se Vonn terá logo à partida vantagem sobre as outras atletas no «seu» campeonato.