Um estudo das universidades de Neuchâtel e Franche-Comté, encomendado pela France Football demonstrou que o clube com melhor formação a nível europeu é o Real Madrid. Baseando-se em dados recolhidos, os investigadores revelam que o campeão espanhol é o emblema que mais jogadores exporta para as primeiras divisões do continente.
No total, há 44 jogadores que passaram pelas escolas merengues a actuar nas principais ligas europeias, e não foram contabilizados os casos de Esteban Cambiasso (Inter), que chegou a Espanha com 16 anos, Urzaiz (Ajax, ex-Ath. Bilbao) ou Raúl Bravo (Olympiakos).
O estudo não refere a percentagem de êxito dos futebolistas quando chegam à equipa principal, e também não garante que haja uma nova geração como a Quinta del Buitre, que, nos anos 80, deu à luz jogadores como Emilio Butragueño, Manolo Sanchís, Michel, Martín Vázquez e Miguel Pardeza: o clube venceu duas Taças UEFA e cinco campeonatos consecutivos.
No entanto, o relatório daquelas universidades cinge-se a uma base científica para justificar que o Real Madrid é um «formador» universal, dando como exemplo os veteranos Santiago Cañizares (Valência) e Belenguer (Getafe).
De resto, das 20 equipas da liga espanhola, só há três clubes que não têm jogadores formados nas escolas do Real Madrid: são o Levante, o Ath. Bilbao e o Sevilha.