Um músico alemão diz ter encontrado a solução para calar as vuvuzelas. Pelo menos durante as transmissões televisivas. Tobias Herre diz que ficava «extremamente aborrecido» com o zumbido dos instrumentos de plástico, por isso, desenvolveu um software para limpar o som que chega às casas dos telespectadores, lê-se na Agência Dpa.

Veja o calendário do Mundial

Herre descobriu que o som emitido pela vuvuzela está dentro de uma frequência constante, 233 Hertz. Depois colocou mãos à obra e arranjou um filtro que bloqueia essa frequência e torna o som mais limpo. Mas os adeptos continuarão ouvir os relatos dos comentadores e outros sons ambiente.

Todas as notícias do Mundial

Tobias Herre explica o processo na sua página na internet. Portanto, os mais pacientes e habilidosos poderão facilmente instalar o filtro, diz o alemão.

Algumas estações televisivas também já estudam a possibilidade de filtrar o som, de modo a que os seus telespectadores não tenham de escutar as vuvuzelas. Segundo o «Guardian», a BBC já recebeu 220 queixas e está a ponderar tomar medidas, filtrando o som sem que deixe de se ter noção do ambiente vivido nos jogos.