Edmundo fez uma última despedida ao futebol. Com a camisola do Vasco, onde tudo começou e tudo acabou para ele. Aos 40 anos, o avançado que ficou conhecido como «Animal», pelo mau feitio em campo, marcou dois na goleada do Vasco ao Barcelona do Equador.

Era um confronto particular com história, uma vez que reeditou a final da Taça Libertadores de 1998. Essa prova foi ganha pelo Vasco, mas Edmundo estava na altura na Fiorentina. Por isso, quando o Vasco decidiu fazer-lhe uma última homenagem, foi esse, pelo simbolismo, o adversário escolhido.

Edmundo, que já não jogava oficialmente há cerca de quatro anos e na sua carreira representou muitos clubes no Brasil e ainda esteve no Japão, vestiu a camisola 10, a braçadeira de capitão e entrou em campo com muita emoção.

O Vasco venceu por 9-1, e além de Edmundo marcaram vários jogadores com ligações ao futebol português, incluindo Alecsandro, Éder Luís e Fellipe Bastos. No seu último jogo, teve direito a botas engraxadas pelos companheiros e a um festejo conhecido como «reboladinha» e que ficou famoso dos tempos da sua passagem pelo Vasco.

Veja o último golo de Edmundo