O jogador do Partizan, Ednilson, não deixa de acompanhar a Bwin Liga, apesar da distância que separa Portugal e a Sérvia. O médio acredita que «o F.C. Porto ganhou o campeonato na primeira volta» e que acabou, de certa forma, por ser ajudado pelo facto de os rivais de Lisboa, Benfica e Sporting, não estarem no seu melhor.
«O campeonato ter passado a ser composto por 16 equipas não mudou quase nada» apontou Ednilson, ao Maisfutebol, deixando a ideia de que o equilíbrio na Liga não passa pelo número de equipas participantes.
O F.C. Porto destaca-se dos adversários e Ednilson identifica, com facilidade, o que afastou o Benfica, seu antigo clube, da luta pelo título: «O F.C. Porto está forte, mas não tanto quanto no ano passado. Acho que os clubes de Lisboa é que não estiveram ao nível dos portistas. O Benfica passou por períodos de turbulência. Nunca estabilizou. Há sempre alguma confusão, seja com o treinador, jogadores ou dirigentes. Isso não ajuda a equipa.»
«Liedson não está a ser feliz»
O médio não esperava que o Sporting estivesse, nesta altura, tão longe do topo da tabela. As explicações são mais difíceis de identificar, mas, ainda assim, Ednilson fala de uma possibilidade: «Começou bem, mas os seus jogadores-chave baixaram de rendimento. Começou a perder jogadores por lesão e houve quem tivesse uma queda na forma física. Ainda bem que não mandaram o treinador embora. Paulo Bento é um grande treinador. Estávamos habituados a ver Liedson a marcar e a decidir, mas este ano não está a ser feliz. O faro pelo golo e o valor estão lá, mas a sorte não tem estado do seu lado.»
O jogador mostra-se satisfeito em ver que algumas equipas, teoricamente mais pequenas, estejam a dar cartas na prova e a disputar troféus: «O Marítimo fez coisas bonitas, principalmente no início do campeonato, e o V. Setúbal e o V. Guimarães estão a fazer uma bela carreira. No Boavista também decidiram manter o Jaime Pacheco, apesar das dificuldades, e isso está agora a dar resultados.»