O final da vitória com o Portsmouth deixou um travo amargo na boca de Eduardo. O guarda-redes do Sp. Braga correu o campo todo para ir ter com David James, pedindo-lhe então para trocar de camisola. O internacional inglês, numa atitude que só o definiu, não respondeu afirmativamente ao pedido do colega e foi até mal-educado.
Eduardo saiu sentido com a atitude do colega, claro. «É um tipo de comportamento que condenamos», referiu o bracarense. «Ao longo da nossa vida vemos excelentes guarda-redes no futebol, guarda-redes que depois se tornam referências para nós. Foi isso que se passou, mas como pessoa o David James foi uma desilusão».
David James explicou no final que não trocou de camisola porque estava muito chateado com o resultado, mas nada desculpa a atitude do inglês. Nem Eduardo está disposto a desculpar. «Gostava de ter uma recordação dele, mas ainda bem que não ma deu porque não merece que eu troque de camisola com ele depois da atitude que teve».
«Agora o sonho é estar no Mundial 2010»
Até porque ele próprio começa a entrar na galeria dos guarda-redes internacionais. Tem sido presença assídua na Selecção Nacional e com isso ganha outro estatuto. «Desde pequeno que alimentei o sonho de chegar à selecção», explicou o titular da baliza bracarense. «Sempre disse que quando lá chegasse, gostava de ficar».
«Nunca quis que fosse apenas uma passagem. Felizmente isso tem acontecido e estou muito reconhecido a Carlos Queiroz, porque estas chamadas têm sido muito boas para mim». A Selecção já se tornou, aliás, um espaço de Eduardo, que se sente em casa e espera poder cumprir uma ilusão de sempre: «Agora o sonho é estar no Mundial 2010».