Efeméride é uma rubrica que pretende fazer uma viagem no tempo por episódios marcantes ou curiosos da história do desporto, tenham acontecido há muito ou pouco tempo. Para acompanhar com regularidade, no Maisfutebol. 

22 de janeiro de 1927, há 88 anos. O mundo ouvia pela primeira vez a transmissão radiofónica de um jogo de futebol. Até então, o futebol só podia ser vivido ao vivo, nos estádios. Aconteceu em Inglaterra e, nesse dia, a BBC deu um passo gigante para levar o jogo para dentro da casa das pessoas... ou para onde elas quiserem.
 
As transmissões radiofónicas até poderiam ter começado mais cedo em Inglaterra, mas a pressão dos jornais e a convicção dos responsáveis do campeonato de que a rádio afastaria as pessoas dos estádios atrasou o inevitável. Até que, com a Carta Real que transformou a BBC numa corporação pública, a rádio ganhou o direito de transmitir os maiores eventos desportivos em Inglaterra.
 
O primeiro a ser transmitido foi um jogo de râguebi. Uma semana depois, o Arsenal-Sheffield United de 22 de janeiro de 1927 seria então o primeiro jogo de futebol a ser transmitido via rádio. Henry Teddy Wakelam, conhecido ex-jogador de râguebi foi convidado para fazer o relato e, após um teste com um jogo de escola, os responsáveis da BBC consideraram que «a naturalidade que tinha nos comentários, assim como o extenso vocabulário» faziam dele a escolha certa.
 
Para que o ouvinte soubesse onde estava a bola num determinado momento, o produtor Lance Sieveking, teve a ideia de dividir o campo em quadrados. Cada um dos quadrados teria um número correspondente e, enquanto Henry Teddy Wakelam ficou encarregue de descrever a ação, o outro comentador, C A Lewis, era o responsável por dizer em que quadrado estava a decorrer a jogada. O gráfico foi publicado anteriormente em vários jornais, para que os ouvintes o tivessem na mão enquanto escutavam o relato.
 


Chega o dia do jogo. A visibilidade é muito baixa devido ao nevoeiro. O jogo desenrola-se num campo gelado. E dois comentadores da BBC estão instalados numa estrutura que dizem parecer «uma barraca de jardim». Ainda assim, os jornais dos dias seguintes elogiaram «a forma vívida e entusiasmante» como relataram os jogos.
 
 
(Este não é o primeiro relato ao vivo, mas é da época em que ainda se utiliza a marcação dos quadrados)

O encontro terminou 1-1 e o jogador do Arsenal, Charlie Buchan teve a honra de ter marcado o primeiro golo a ser relatado em direto na rádio.

A primeira transmissão de um jogo de futebol pela rádio foi um sucesso e a BBC não parou mais. Neste mesmo ano, em abril, a final da FA Cup, entre Arsenal e Cardiff City, também foi transmitida. E hoje, já é impossível pensar num jogo importante em que o relato não chegue pelas ondas do éter.