6 de setembro de 1997: há exatamente vinte anos o árbitro francês Marc Batta mostrava o cartão vermelho a Rui Costa protagonizando uma das expulsões mais controversas da história do futebol português.

Duas décadas depois, Rui Costa recordou o momento em entrevista ao jornal A Bola, declarando sobre Batta: «Desculpo-o quando ele pedir desculpa ao meu País.»

De referir que Portugal vencia por 1-0 no Estádio Olímpico de Berlim (golo de Pedro Barbosa, aos 71’) e o resultado abria boas perspetivas de apuramento para o Mundial de 1998. Quando, aos 75’, Rui Costa se encaminhava para a linha lateral para ser substituído por Sérgio Conceição, Batta apressou-se a expulsá-lo, deixando o camisola 10 da Seleção Nacional em lágrimas. Minutos depois (80’) deste momento de descontrolo emocional os alemães empataram o jogo, num resultado que viria a ser decisivo para o afastamento de Portugal do Mundial de 1998, a última fase final de uma grande competição de seleções em que a equipa das quinas não participou.