A FIFA anunciou que o esloveno Aleksander Ceferin, o holandês Michael van Praag e o espanhol Ángel María Villar «passaram com sucesso os controles de elegibilidade» com vista à presidência da UEFA.

As candidaturas já tinham sido anteriormente validadas, mas como agora o presidente da UEFA se torna por inerência vice-presidente da FIFA tiveram que se sujeitar a um controlo de elegibilidade adicional.

O sucessor de Platini será eleito a 14 de setembro no Congresso Eleitoral da UEFA e cada uma das 55 federações dispõe de um voto.

Ángel María Villar tem 66 anos, dirige a federação espanhola desde 1988, é o presidente interino da UEFA na sequência da suspensão provisória do francês Michel Platini, decretada pela FIFA e confirmada posteriormente pelo TAS.

Michael van Praag, 68 anos, é vice-presidente da UEFA e membro do seu Comité Executivo e Aleksander Ceferi, jurista de 48 anos, é o «patrão» do futebol esloveno desde 2011 e, ao contrário dos outros concorrentes, não desempenha qualquer função na UEFA.

A Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou o apoio à candidatura de Aleksander Ceferi.