O presidente da Federação holandesa defFutebol e candidato à presidência da FIFA, Michael van Praag,  também esteve, esta segunda-feira, em Viena, no congresso da UEFA.

E aproveitou a oportunidade para explicar o porquê da candidatura à presidência da FIFA: «Os meus pontos fortes? Tenho experiência, fui presidente do Ajax e sou presidente da Federação holandesa de futebol.»

No entanto, a ser eleito não ficará no cargo tanto tempo quanto o atual presidente, Joseph Blatter, que concorre pela quinta vez: «Não estarei na FIFA mais do que quatro anos.»

Isto porque o holandês acredita que o seu programa resolve soluções em apenas um mandato: «Na FIFA nunca se fala em reduzir custos. É o que proponho fazer, é mais democrático. O programa pode ser feito em quatro anos, e por isso não tenho que me preocupar ao fim de dois anos em preparar um mandato seguinte.»

O certo é que Van Praag quer ver Blatter fora do cargo e considera positivo que haja mais dois opositores, Luís Figo e Ali bin Al Hussein, pois o principal objetivo é que a FIFA mude de «mãos»: «Eles podem falar com pessoas com as quais eu não tive tempo para falar»