Elias decidiu avançar com uma queixa na FIFA contra o Sporting, alegando salários em atraso. O médio brasileiro já tinha denunciado o alegado incumprimento - o que lhe valeu, de resto, um processo disciplinar que está em curso -, mas agora decidiu tomar medidas concretas.

«Entreguei o caso aos meus advogados e entrámos com uma ação na FIFA, para tentar resolver a situação. Primeiro pensamos num acordo para o pagamento do que devem. Caso não se resolva, a rescisão», disse o jogador, ao «Globoesporte».

De acordo com este site brasileiro, o Sporting deve 800 mil euros a Elias, sendo que o salário anual será 1,3 milhões de euros.

O Flamengo também está atento à situação, perante a possibilidade de ficar com o jogador em definitivo, em caso de rescisão de contrato com o Sporting. O acordo de empréstimo fixa uma opção de compra de oito milhões de euros. Seja qual for a decisão final, o Flamengo terá sempre de pagar 500 mil euros ao Sporting, no final da cedência. Caso a equipa portuguesa receba alguma proposta pelo jogador de um clube não brasileiro, o «Fla» tem de o libertar, recorda o «Globoesporte».