O brasileiro Elkeson, melhor marcador da Liga chinesa, inspira-se em Cristiano Ronaldo, ainda que o seu ídolo seja o outro Ronaldo, o Fenómeno.

«Todos os brasileiros têm uma ligação a Ronaldo e ele é o meu ídolo. O meu objetivo, no entanto, é evoluir da mesma maneira que Cristiano Ronaldo, apesar de a diferença de nível entre nós ser ainda muito grande», diz Elkeson numa entrevista citada pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua em que merece destaque a referência a «C Luo», Cristiano Ronaldo em chinês.

Elkeson, cujo passe terá chegado a pertencer em parte ao Benfica em 2011 mas nunca jogou na Luz, foi contratado esta época pelo Guangzhou Evergrande, bicampeão na China e orientado pelo italiano Marcelo Lippi. Já leva 10 golos em cinco jornadas, o dobro do segundo melhor marcador, o também brasileiro Edu, do Liaoning Whowin. Os números são mais notáveis porque Elkeson é médio, embora, como o próprio note, no futebol chinês haja «muita liberdade e menos ênfase na defesa».

Ao todo são 24 os brasileiros na Liga chinea, sendo o caboverdiano Dady, ex-Belenenses e Olhanese, o outro jogador lusófono da prova.