O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

PEDRINHO, FC LORIENT (FRANÇA):

«Um bem haja a todos os leitores do Maisfutebol.

Hoje escrevo um pouco sobre algumas iniciativas de promoção do FC Lorient, bem sobre dos locais mais bonitos para conhecer em França e alguns encontros e desencontros com ex-colegas.

O futebol em França gera muito mais receitas, não só pelo mercado de transferências nem pelo poder económico das pessoas que cá vivem, mas também por uma campanha de marketing feita pelos clubes para chamar mais gente ao estádio e com isso mais patrocinadores.

Falo do Lorient que é um caso que conheço. Há sempre depois do jogo uma entrevista em cada bancada, onde os adeptos podem fazer perguntas e pedir autógrafos aos jogadores. Também depois dos jogos, há um jantar em que os patrocinadores são convidados e 4/5 jogadores ficam nas suas mesas para um convívio mais próximo.

São inúmeras as sessões de autógrafos em que nos deslocamos a empresas, lojas e estabelecimentos comerciais dos patrocinadores.

O site, Facebook e Twitter do clube são também uma grande montra de marketing e promoção do Lorient e dos patrocinadores com muitos vídeos, entrevistas e campanhas promocionais.

Há também um cuidado com as crianças pois são os adeptos do amanhã, e às quartas-feiras várias escolas de futebol da região vêm treinar no estádio principal do clube onde têm oportunidade de jogar com os profissionais da equipa sénior do FC Lorient.

Uma das recentes campanhas e inovadoras foi a de ter a cara dos adeptos nos números dos jogadores da equipa. Cada adepto envia a foto e paga para pôr a sua cara no jogador preferido. Apesar de ser uma ideia original, não tem tido muita saída.

Outra medida adotada para este ano foi a mudança do patrocinador na camisola a cada jogo, variando entre os três maiores patrocinadores do clube.

Agora outro tema: muitas vezes sinto-me um privilegiado por poder conhecer locais que se tivesse outro tipo de emprego seria muito difícil de o fazer, apesar de que muitas das vezes não ter oportunidade de ver grande coisa pois ficamos muito tempo no hotel.

Entre os locais que recomendo, a Córsega é o mais indicado para férias, com paisagens lindíssimas; o Mónaco é um local que não se pode deixar de visitar, tudo está perfeito parecendo um cenário de filme.

Outro local que não posso deixar de mencionar é Paris, por todos os motivos, sendo a capital mais visitada do mundo e por último Annecy, com um lago muito lindo, onde costumamos ficar quando vamos jogar a Évian. Esse é clube onde joga o meu amigo Sougou, que tive oportunidade de rever e com que falei sobre as batalhas que travámos juntos.

No mês de janeiro, Portugal e o Mundo do futebol ficaram mais pobres com a morte de Eusébio. Tive a oportunidade e o prazer de o conhecer na reabertura da antiga sede da Acadêmica e foi a única vez que pedi para tirar uma foto com alguém! Isso basta para demostrar o quanto admirava o Pantera Negra!
Um abraço e à bientôt.
Pedrinho»