O Villarreal tirou dois pontos ao Barcelona (2-2), num duelo que ficou marcado por várias decisões polémicas da arbitragem. Grande alma do «Submarino Amarelo», que chegou ao intervalo a perder por 2-0 e viu o se treinador expulso, mas ainda evitou a derrota.

O Barcelona adiantou-se no marcador aos 21 minutos, num golo de Rakitic. A partir daí o jogo complicou-se, com o árbitro também como protagonista. Não sancionou uma mão na bola de Piqué, aos 24 minutos, expulsou Marcelino do banco por protestos.

Aos 41 minutos, nova decisão polémica, um penálti assinalado por alegada falta do guarda-redes Asenjo sobre Neymar, que deixa muitas dúvidas. O brasileiro bateu à Panenka e fez o 2-0.

Polémicas à parte, o Barça estava desta vez muito longe de ter o jogo controlado, e o Villarreal de desistir. Conseguiu mesmo reduzir aos 58 minutos, mais um golo de Bakambu, e depois viu Mathieu marcar na própria baliza aos 63 minutos, finalização infeliz do francês a uma jogada na área.

No fim das contas, o Barça até aumentou a vantagem na frente para o At. Madrid, que na véspera perdeu com o Sp. Gijón, são agora nove os pontos de diferença, podendo ver o Real Madrid encurtar distâncias. Ainda assim, para 10 pontos, se os merengues vencerem mais logo o Sevilha.

O Villarreal está por agora tranquilo no quarto lugar.

Resultados e classificação da Liga espanhola