Esta é uma história daquelas que até poderia dar um filme. Bob Russel, agora com 66 anos, era um americano feliz, mas com uma mágoa permanente: a ausência do carro que mais adorava.
Em 1968, Russel investiu parte do seu dinheiro para adquirir um dos veículos da moda. Um desportivo Austin Healey 3000, quase novo. Pagou 3 mil dólares (quase 2500 euros). O carro, garante, foi peça fundamental para atrair a atenção da mulher da sua vida: Cynthia, ainda hoje a sua esposa.
Contudo, ao segundo encontro entre os dois, o carro foi roubado num parque de estacionamento em Filadélfia. A vida continuou, mas Russel não esqueceu aquele carro.
Tanto que, desde que ouviu falar que havia carros usados à venda num site de leilões que acabava de surgir - o agora famoso eBay - tornou-se «cliente habitual» da casa.
«Desde que criaram o site eu verificava periodicamente se havia novidades. Mas sabia que a possibilidade de o carro, sequer, existir era muito pouco provável», assumiu, em declarações à Associated Press.
Mas a história teve um final feliz. «No dia 11 de maio, uma sexta-feira, fui fazer a ronda habitual e lá estava ele», contou.
O vendedor era a companhia «Beverly Hills Car Club», ligada a carros antigos. Bob Russel contactou-os para os informar que estavam a vender um carro roubado.
Ainda possuía a chave original, a licença e o registo de compra. Faltava-lhe um documento que provasse que o carro tinha sido roubado, pois a cópia da queixa apresentada em 1970 perdeu-se com os anos. Com a ajuda da polícia conseguiu chegar ao documento e recuperar o carro sem pagar, algo que o vendedor exigia. Pediu-lhe 24 mil dólares por um carro que, legalmente, ainda era seu...
Agora vai restaurá-lo. «Ainda funciona, mas os travões não estão bons. Vou pô-lo exatamente como ele era. Provavelmente ficará a valer 50 mil dólares [40 mil euros]», afirmou.
O Austin Healey 3000 é um carro inglês que foi produzido de 1959 a 1967 e que também teve participação em eventos desportivos, mormente em ralis e em Le Mans.