A Federação Alemã de futebol comunicou esta quarta-feira que vai cancelar o jogo particular do próximo sábado, com o Chile, na sequência da morte trágica do guarda-redes Robert Enke. «Comunicámos há pouco à Federação Chilena o nosso desejo de não jogar esse encontro. A resposta que recebemos merece a nossa gratidão, já que nos disseram que teriam feito o mesmo em iguais circunstâncias», afirmou o presidente da Federação alemã, Theo Zwanziger.
Enke, presença habitual nas convocatórias do seleccionador Joachim Löw, não integrava a lista de jogadores para o encontro de sábado, mas era forte candidato à titularidade no Mundial 2010, de acordo com o próprio seleccionador.
A decisão de adiar o encontro foi tomada depois de uma conversa com os jogadores: «Era claro para todos que precisavam de tempo antes do confronto. Chegamos à conclusão de que nestas condições não podemos jogar o amigável contra o Chile», acrescentou o dirigente.
O director desportivo da selecção alemã, Oliver Bierhoff, sublinhara antes que todos os jogadores tinham ficado muito afectados com o sucedido, destacando os casos de Michael Ballack e de Per Mertesacker.
«Michael Ballack conhecia Robert desde os 13 anos e Per Mertesacker compartilhou muitas coisas com ele nos seus tempos de Hannover», lembrou Bierhoff, numa declaração à comunicação social em que não conseguiu conter as lágrimas.