Um estudo realizado através de uma plataforma de monitorização e do uso de palavras-chave nos media mostrou a repercussão da Copa das Confederações.

A empresa Sky IT foi a responsável pelo trabalho, que decorreu entre 15 e 30 de junho, precisamente os dias da competição organizada e ganha pelo Brasil.

O trabalho indica que a organização brasileira para o evento-teste da Copa do Mundo 2014 teve mais falhas do que acertos.

A locomoção nas seis cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador) foi o ponto fraco. Os estádios receberam as melhores avaliações.

Além do Brasil, a monitorização foi realizada nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França e Itália. De acordo com a Sky IT, foram levadas em conta 2.176 referências específicas sobre o tema desejado (1.213 internacionais e 963 nacionais).

Segundo Marina Saviani, coordenadora do estudo, esse tipo de pesquisa nos media sociais é recorrente e está sempre ligado aos assuntos do momento. Durante o Mundial-2014, que será disputado entre 12 de junho e 13 de julho, uma nova monitorização será feita pela empresa.

Dos seis estádios utilizados na Confederações, o Castelão foi o mais bem avaliado. No total, 70% dos comentários foram positivos e 19% foram neutros.

O Maracanã foi aprovado pela maioria, mas teve o número menos expressivo: 53% elogiaram o estádio carioca, com 13% de mensagens críticas. A acessibilidade foi mal avaliada no Brasil e fora do país.