As exibições com a camisola do Sp. Braga convenceram Paulo Bento. Éder passou a ser opção regular na Seleção Nacional. A lesão condicionou a sua afirmação, mas o avançado já pensa no regresso, em repetir momentos como aquele em que fintou Carrick em Old Trafford, na Liga dos Campeões. Inglaterra é mesmo o destino de sonho para Éder.

- Que reação teve quando soube que estava convocado para a Seleção e quando se estreou?

- A minha reação... Bem, estava em casa e ia começar a almoçar quando recebi o telefonema. Fiquei em êxtase e já nem quis comer porque estava em choque. Foi com enorme felicidade que recebi o telefonema e nem consegui comer. A minha estreia foi contra o Azerbaijão, aqui em Braga. Ainda por cima em Braga!

- Esta lesão acabou por condicionar a sua afirmação na seleção. Espera voltar a ser opção para Paulo Bento em breve?

- O objetivo agora é recuperar bem e depois espero ajudar o Sp Braga naquilo que puder. Se voltar a ser chamado, claro, ficarei muito feliz e darei o meu máximo.

- Em criança, costumava ver os jogos do futebol inglês e sobretudo do Man. United. Como foi jogar em Old Trafford, para a Liga dos Campeões?

- Foi fantástico jogar contra o Man. United, ainda por cima pelo Sp. Braga, o clube que me tem dado a visibilidade que tenho neste momento. Foi um jogo especial.

- Fez uma finta sobre o Carrick que ficou famosa, num lance que terminou em golo do Alan. O que pensa um jogador naquele momento?

- Bem, naquele momento não pensei na finta. Consegui passar pelo Carrick, assisti o Alan e ele marcou. Claro, para felicidade minha ainda bem que o Alan marcou, assim tornou-se num lance que passou imensas vezes. Caso contrário, não se teria dado tanta importância. Mas só quando cheguei a casa, e vi a repetição, é que desfrutei do momento.

- Sente que vai jogar em Inglaterra mais cedo ou mais tarde?

- Não, só penso em fazer mais e melhor pelo Braga, onde me quero afirmar. Se um dia puder jogar no campeonato inglês será um sonho realizado, até porque é um dos campeonatos que sempre acompanhei.

- Se tal acontecesse no Man. United era ouro sobre azul?

- Não tenho preferência pela equipa, a preferência é mesmo o campeonato inglês, sempre foi.