Na I Liga jogou pela Académica e pelo Vitória de Setúbal. Passou por Espanha, Israel e Chipre antes de regressar a Portugal onde ingressou no Arouca da II Liga, na passada temporada. Falamos de Joeano, um homem com uma relação privilegiada com o golo.

Na temporada 2011/12 foi o melhor marcador do seu campeonato, com 19 golos marcados. Aos 33 anos de idade, o brasileiro desmente a velha questão do peso da idade e segue novamente na frente dos melhores marcadores, já com 21 golos.

A poucos dias de uma visita decisiva do Arouca a Matosinhos, frente ao Leixões, Joeano fala em entrevista ao Maisfutebol sobre a sua carreira e o vício muito particular de atormentar os guarda-redes contrários.

Este trintão mantém a ambição de outros tempos e acredita que na próxima época vai voltar a jogar no principal campeonato português.

O Joeano leva 21 golos marcados na II Liga. Considera ser esta a sua melhor época?

É e não é. Já cheguei a concretizar 29 (Sanjoanense). As temporadas no Ermis de Chipre também me correram bastante bem. Mas estou muito satisfeito, pois não é fácil marcar num campeonato tão competitivo como o da II Liga. E ainda faltam algumas jornadas até terminar

Esta sua grande temporada é a prova de que, por vezes, é preciso atingir-se uma certa maturidade para se chegar ao sucesso?

Sim, é verdade. A maturidade é muito importante. As coisas agora acontecem de forma diferente do que quando tinha 24 ou 25 anos. Ao longo do tempo, aprendemos a fazer as coisas de uma outra forma, a melhorar as nossas prestações.

Não pensa que certos clubes nacionais são um pouco desleixados ao deixar sair jogadores experientes como o João Tomás ou o Meyong?

Fico triste quando abro o jornal e vejo clubes portugueses, não só os chamados três grandes, mas equipas como o Braga ou o Guimarães, ir buscar jogadores ao estrangeiro quando há tantos jogadores com muita qualidade na II Liga.

Aos 33 anos, o Joeano tem algum sonho específico que gostaria de ver realizado?

Sonhar faz parte da vida. Quem não vive para sonhar não tem por que viver, mas nunca coloquei os interesses pessoais à frente do resto. Gostava de ser o melhor marcador, gostava de ir com o Arouca para a I Liga. Também, quem sabe, voltar ao estrangeiro. Lá fora a mentalidade é diferente. O Ryan Giggs, com 39 anos, acaba de renovar pelo Manchester United.

Na próxima jornada, o Arouca vai defrontar o Leixões, adversário direto na luta pela subida. Há boas hipóteses do Arouca chegar à I Liga?

Não sei se vamos subir, tudo é incerteza. O Arouca está embalado. Agora, é verdade que o Leixões é uma grande equipa e já esteve no primeiro escalão, mas nós vamos lá discutir o jogo sem medo.

Artigo relacionado:

CLASSIFICAÇÃO DA II LIGA