Shikabala trocou o Sporting pelo Zamalek, ao fim de duas épocas caricatas, marcadas pela ausência prolongada dos trabalhos dos leões, embora mantivesse um vínculo contratual com o clube de Alvalade.

A novela acabaria por terminar a 30 de agosto, dia em que foi oficializada a contratação do médio egípcio pelo Zamalek de Jesualdo Ferreira. Era um regresso ao clube onde se formou e de onde saiu para o Sporting em 2013, mas foi curto. Selada a contratação, o Zamalek cedeu-o de imediato ao Ismaily.

Em entrevista ao Maisfutebol, o treinador português explicou o motivo da cedência do jogador, assegurando que nada teve a ver com as polémicas em torno de Shikabala. «Na altura em que se falava do Shikabala ele era do Sporting, e não falo de jogadores quando não eram do Zamalek», afirma Jesualdo Ferreira.

«Foi contratado porque a direção do Zamalek entendeu recuperar um jogador da casa. Não quer dizer que não seja opção, só não podia ser integrado no grupo porque a lista de jogadores já tinha sido entregue», explica: «Entendemos que o melhor era pôr o jogador a rodar. Creio que foi a melhor decisão.»