João Tomás jogou até aos 38 anos. Muito para lá da idade com que a maioria dos futebolistas profissionais termina a carreira. E se olharmos, em específico, para o facto de ter sido um ponta de lança, a admiração pela longevidade em plano tão elevado será ainda maior.
 
Como é que foi possível?
 
João Tomás explica, à conversa com a Maisfutebol Total: «Há vários fatores que podem ter sido decisivos. Ao longo do tempo, fui-me apercebendo que poderia não terminar cedo a carreira, ainda que tenha havido momentos em que receei que o tivesse que fazer relativamente cedo. Felizmente, as coisas foram correndo bem».
 
O que determina a longevidade um profissional de futebol, em concreto de um avançado? Primeiro e mais importante fator, atira João Tomás: «As lesões! Neste caso, a falta delas. É crucial que não haja lesões graves, sobretudo a partir de certa idade. Se elas não aparecerem, é mais possível a existência de uma carreira longa».
 
Para que as lesões não surjam, será importante a conjugação de dois fatores: «É preciso que o nosso corpo permita essa longevidade. Isso pode ter fatores genéticos, hereditários. Mas há que saber protegê-lo, respeitá-lo. Porque precisamos dele. Com o tempo sabemos que há desgaste. E, depois, há treino e repouso. Ao longo do tempo, esses processos têm que ser cada vez mais meticulosos».
 
Rendimento ainda mais alto que a idade

Ter chegado aos 38 em plano de topo não foi obsessão. Mas foi consequência de algo que estava a correr bem: «No último ano no Rio Ave, senti mesmo que apesar da idade o rendimento estava a ser muito bom. E por isso continuei.»
 
Mas João Tomás insiste: estas coisas não caem do céu: «É preciso muito treino, muito treino. Vontade, motivação. E a partir de certa idade, cuidados redobrados com o nosso corpo. Podemos levar o nosso corpo para lá do que pensávamos. Foi isso que aconteceu no último ano no Rio Ave. Foi uma fase sucesso pessoal e coletivo e as coisas foram andando…»
 
A decisão de terminar surgiu depois da experiência no Recreativo de Libolo, em Angola: «Quando voltei de lá percebi que era o momento de chegar ao fim».  

B.I.

JOÃO TOMÁS

Nome:
 João Henrique Pataco Tomás
Data de nascimento: 27 de maio de 1975
Idade: 39 anos
Naturalidade: Oliveira do Bairro
 
Posição: Avançado
Altura: 1, 88 metros
Peso: 81 quilos
 
Percurso nos clubes: Oliveira do Bairro (1993/94), Aguinense (1994/95), Anadia (1995/96),  Académica (1996/2000), Benfica (2000/02), Bétis (2002/03),  V. Guimarães (2003/04),  Sp. Braga (2004/06), Al-Arabi, Qatar (2006), Al-Rayyan, Qatar (2007) , Sp. Braga (2007/08),  Boavista (2008/09),  Rio Ave (2009), Al Sharjah, Emiratos Árabes Unidos (2010), Rio Ave (2010-13) e Recreativo Libolo, Angola (2013)