A federação do Zimbabué (ZIFA) anunciou a suspensão do seleccionador Norman Mapeza e do seu adjunto depois de levantadas suspeitas que relacionavam os dois treinadores com o escândalo de resultados combinados que já levou à suspensão de mais de oitenta jogadores naquele país.

Zimbabué: 80 jogadores suspensos por falsificação de resultados

Jonathan Mashingaidze, director executivo da ZIFA, anunciou que o organismo decidiu suspender todos os jogadores e treinadores mencionados no relatório «Asiangate» que aponta para os alegados resultados combinados nos jogos particulares que o Zimbabué realizou, entre 2007 e 2010, na Ásia.

Mapeza, de 39 anos, tinha voltado à selecção em Março de 2011, para a sua terceira passagem, e foi, agora, rendido por Rahman Gumbo de forma interina.

A saída de Mapeza é apenas mais um pormenor no escândalo que abalou os alicerces do futebol no Zimbabué que, há uma semana, já tinha levado à suspensão de oitenta jogadores, incluindo a maioria dos jogadores da selecção. Em causa estão suspeitas de resultados combinados com casas de apostas asiáticas.

A ZIFA nomeou, entretanto, um comité de ética para investigar as suspeitas sobre os jogos que o Zimbabué realizou na Malásia, Vietnam e Tailândia.