A Escócia está a fazer planos para ter uma delegação separada da do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, caso o povo escocês vote «sim» à independência no próximo ano, anunciou a ministra do desporto da Escócia.

Daqui a precisamente um ano, a 18 de setembro de 2014, os escoceses vão votar se querem ser um país independente do Reino Unido. «Garantimos que a Escócia terá a sua própria equipa olímpica e paralímpica», declarou à BBC Sport a ministra Shona Robison, eleita pelo Partido Nacionalista Escocês.

Robison disse que a Escócia já cumpre os critérios olímpicos relativos a infraestruturas desportivas e ao número de federações desportivas filiadas no país. O único obstáculo que ainda falta ultrapassar, acrescentou a ministra, é o reconhecimento da Escócia como «um Estado independente reconhecido pela comunidade internacional».

Até agora, os atletas escoceses, aos contrário do que acontece no futebol, têm competido nos Jogos Olímpicos sob a bandeira do Reino Unido, tal como os atletas de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

Dos 542 membros da delegação britânica que competiram em Londres 2012, 55 eram elegíveis para representar a Escócia.