Um sonho adiado até ao último dia.

A Eslováquia terá de aguardar por uma vaga no play-off, apesar de ter garantido este domingo o segundo lugar do Grupo F de apuramento para o Mundial 2018.

A jogar em casa, os eslovacos confirmaram o favoritismo perante a modesta seleção de Malta, vencendo por 3-0.

A grande figura do jogo foi o avançado Nemec, ao apontar dois golos (33' e 62'). Duda anotou o outro tento aos 69 minutos e selou o triunfo.

A Eslováquia terminou assim com 18 pontos, o que, na prática, faz deles o possível segundo pior classificado nesta fase de apuramento, motivo pelo qual terão de esperar pelo desfecho dos restantes jogos da ronda, a fim de saber se garantem ou não uma vaga no play-off de acesso ao Mundial.

Este cenário só foi possível, porque, no outro jogo do grupo, Eslovénia e Escócia empataram a duas bolas.

Os escoceses, que podiam garantir, desde já, um lugar no play-off, em caso de triunfo, até chegaram a estar na frente, mas não conseguiram o resultado pretendido, ficando pelo caminho.

Griffiths (32') e Snodgrass (88') anotaram os golos escoceses, enquanto Bezjak apontou os dois da equipa da casa (52' e 72').

Apesar de terem terminado com os mesmos pontos da Eslováquia, a Escócia perdeu a corrida pelo segundo lugar, devido à diferença de golos, primeiro critério de desempate.

A Inglaterra, já apurada, bateu a Lituânia por 1-0, graças ao golo de Harry Kane, na conversão de uma grande penalidade (27').