Foi com uma primeira parte demolidora que o Barcelona manteve a liderança da Liga espanhola e o percurso cem por cento vitorioso neste início de temporada: na sexta vitória em seis jornadas, a goleada (4-1) sobre a Real Sociedad vincou as óbvias diferenças entre duas equipas com estatuto Champions.

O jogo até começou de forma acidentada para os catalães, que logo nos primeiros momentos sofreram uma bola na trave e viram Busquets lesionar o companheiro Mascherano, com uma patada no joelho. Mas logo aos 5 minutos, Neymar aproveitou uma iniciativa de Alexis e a passividade defensiva dos bascos para marcar um dos golos mais fáceis da carreira. A partir daí, o Barça embalou para uma caminhada triunfal, reforçada com um golo de Messi, de cabeça, aos 8 minutos.

O argentino somou o 323º golo pelo Barcelona, igualando o total de Raúl pelo Real Madrid e ficando a apenas 12 golos do recorde absoluto em Espanha, pertença do basco Telmo Zarra (335). Messi poderia ter ficado isolado na segunda posição aos 23 minutos, mas o seu remate embateu na trave e no poste. Na recarga, Busquets fez o terceiro da noite, com um remate de fora da área.

Ficha do jogo

O jogo estava na fase mais festiva para o Barcelona, que acumulava trocas de passes nas imediações da área, ameaçando o quarto golo. Só depois do intervalo a equipa de Tata Martino tirou o pé, permitindo à Real Sociedad encurtar distâncias, por La Bella. Já sem Messi e Neymar em campo, o Barcelona repôs os três golos de diferença, através do suplente Bartra.

Com este resultado, os catalães obrigam o At. Madrid a vencer o Osasuna, esta noite, e mabntêm, no mínimo, dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid, qualquer que seja o desfecho da visita dos merengues a Elche, nesta terça-feira.

Resultados e classificações

No outro jogo já concluído, Levante e Valladolid empataram a um golo, num jogo que contou com o português Sérgio Pinto como titular. O ex-maritimista Baba foi o autor do golo do Levante, antes de os visitantes fixarem o empate, por Javi Guerra. Foi o quarto empate em seis jogos para os homens do Levante.