O Barcelona vai desfazer a armada holandesa do seu plantel, dispensando o capitão Philip Cocu e Reiziger e colocando Marc Overmars e Patrick Kluivert no mercado. O anúncio foi feito pelo secretário-técnico Txiki Begiristain que também garantiu a continuidade, por mais três anos, do também holandês Van Bronckhorst, que estava emprestado pelo Arsenal.
Cocu, que já está em Barcelona há seis anos, não aceitou a última proposta de renovação que consistia na manutenção do seu actual salário base e no aumento de eventuais prémios, enquanto Reiziger, há sete anos na Catalunha, foi dispensado pelos catalães que, para a próxima época, vão contar com o brasileiro Juliano Belletti para a mesma posição.
Begiristain adiantou ainda que o clube comunicou a Overmars e Kluivert que deseja prescindir dos seus serviços, apesar de ambos contarem ainda com mais um ano de contrato. «Pensamos que temos de melhorar a posição de Overmars (extremo esquerdo) e assim o faremos. No caso de Patrick Kluivert também desejamos encontrar maior rendimento na posição (avançado), embora também tenha influído também a polémica em torno do jogador, como foi exemplo o último jogo no Camp NOu, em que foi assobiado sempre que falhava», contou o antigo jogador.
Quanto a Edgar Davids, que está em final de contrato, depois de ter sido emprestado pela Juventus, o clube aguarda por uma resposta do jogador a uma proposta que lhe foi feita. «Sabemos que tem outras ofertas mas, como Cocu, gostaríamos de ficar com Edgar. Temos uma vantagem. Ele já conhece o clube», referiu ainda Beriguistain.
Com este panorama, o Barcelona, que já chegou a ser apelidado com o Ajax da Catalunha, poderá ficar com apenas um holandês no seu plantel, Van Bronckhorst, além do treinador Frank Rijkaard.