O empate é mau, sim, mas bem vistas as coisas acaba por ser um mal menor: o Barça esteve a quatro minutos de sair derrotado do Mestalla.

Com apenas um português em campo, Miguel (substituído aos 75 minutos por Moretti), o Valência até começou por estar em desvantagem, quando Messi inaugurou o marcador: recebeu um passe de Iniesta, no fim de uma bela jogada do médio espanhol, e só teve de empurrar para a baliza. O Barça marcava na primeira ocasião de golo.

O Valencia desorientou-se e a formação de Guaridola teve então duas oportunidades para marcar: Messi e Etoo não concretizaram. Sem Henry, Touré, Bojan e Marquez, que ficaram no banco (para a semana há Champions), o Barcelona podia ter resolvido cedo o jogo em Valencia. Não o fez e acabou por sofrer, antes do final da primeira parte.

Em dois minutos, o Valencia deu a volta ao resultado. Aos 43 minutos empatou o jogo, por Maduro, na sequência de um canto em que Puyol travou a saída de Valdés. Aos 45 minutos, Pablo Hernández tabela com Mata e finaliza na cara do guarda-redes do Barça. Nos minutos anteriores à saída para o intervalo, o Valencia dava a volta ao resultado.

O Barça regressou dos balneários com a missão de desfazer uma desvantagem à qual não está habituado. Guardiola lançou Henry e Gudjohsen, mas foi o Valência a criar as melhores oportunidades: Pablo Hernández e Mata falharam. Até que aos 86 minutos, Henry empatou mesmo, aproveitando um mau alívio do guarda-redes César.

Até ao fim, foi outra vez o Valencia que esteve muito perto de marcar. David Villa atirou forte e colocado, mas Valdés garantiu um ponto para o Barça com a melhor defesa do jogo. Um ponto que permite à equipa de Guardiola ficar com sete pontos de vantagem sobre o Real, que podem ser reduzidos para quatro. O Valência é terceiro à condição e cimentou um lugar na Champions.

Resultados da 33ª jornada:

Este sábado:

Valencia-Barcelona, 2-2

(Maduro, 43m; Pablo Hernandez, 45m) (Messi, 24m; Henry, 86m)

Almeria-Numancia, 2-1

(Uche, 6m; Soriano, 42m) (Goiria, 81m)

Málaga-Corunha, 1-1

(Luque, 32m) (Sérgio, 50m)

Domingo:

At. Bilbao-Racing Santander

Espanhol-Bétis

Getafe-Villarreal

Recreativo Huelva-Maiorca

Valladolid-Osasuna

Sevilha-Real Madrid

At. Madrid-Sp. Gijón