O Barcelona empatou neste sábado em Valência (2-2) e com este resultado relançou a luta pelo título da liga espanhola. Se o Real Madrid vencer neste domingo em Sevilha, fica a quatro pontos de distância. E para a semana, sábado dia 2 de Maio, há o sempre escaldante Real Madrid-Barça...
O empate é mau, sim, mas bem vistas as coisas acaba por ser um mal menor: o Barça esteve a quatro minutos de sair derrotado do Mestalla.
Com apenas um português em campo, Miguel (substituído aos 75 minutos por Moretti), o Valência até começou por estar em desvantagem, quando Messi inaugurou o marcador: recebeu um passe de Iniesta, no fim de uma bela jogada do médio espanhol, e só teve de empurrar para a baliza. O Barça marcava na primeira ocasião de golo.
O Valencia desorientou-se e a formação de Guaridola teve então duas oportunidades para marcar: Messi e Etoo não concretizaram. Sem Henry, Touré, Bojan e Marquez, que ficaram no banco (para a semana há Champions), o Barcelona podia ter resolvido cedo o jogo em Valencia. Não o fez e acabou por sofrer, antes do final da primeira parte.
Em dois minutos, o Valencia deu a volta ao resultado. Aos 43 minutos empatou o jogo, por Maduro, na sequência de um canto em que Puyol travou a saída de Valdés. Aos 45 minutos, Pablo Hernández tabela com Mata e finaliza na cara do guarda-redes do Barça. Nos minutos anteriores à saída para o intervalo, o Valencia dava a volta ao resultado.
O Barça regressou dos balneários com a missão de desfazer uma desvantagem à qual não está habituado. Guardiola lançou Henry e Gudjohsen, mas foi o Valência a criar as melhores oportunidades: Pablo Hernández e Mata falharam. Até que aos 86 minutos, Henry empatou mesmo, aproveitando um mau alívio do guarda-redes César.
Até ao fim, foi outra vez o Valencia que esteve muito perto de marcar. David Villa atirou forte e colocado, mas Valdés garantiu um ponto para o Barça com a melhor defesa do jogo. Um ponto que permite à equipa de Guardiola ficar com sete pontos de vantagem sobre o Real, que podem ser reduzidos para quatro. O Valência é terceiro à condição e cimentou um lugar na Champions.
Resultados da 33ª jornada:
Este sábado:
Valencia-Barcelona, 2-2
(Maduro, 43m; Pablo Hernandez, 45m) (Messi, 24m; Henry, 86m)
Almeria-Numancia, 2-1
(Uche, 6m; Soriano, 42m) (Goiria, 81m)
Málaga-Corunha, 1-1
(Luque, 32m) (Sérgio, 50m)
Domingo:
At. Bilbao-Racing Santander
Espanhol-Bétis
Getafe-Villarreal
Recreativo Huelva-Maiorca
Valladolid-Osasuna
Sevilha-Real Madrid
At. Madrid-Sp. Gijón