A Liga espanhola vai apenas na jornada 17, mas o Barcelona deu um passo importante rumo ao título ao vencer (2-5) este domingo em casa do Getafe (para perceber porquê, leia este texto).

Sem Messi e Neymar, o jogo tornou-se muito complicado para Tata Martino, uma vez que o Getafe se colocou com dois golos de vantagem aos 15 minutos. Primeiro marcou Escudero, aos dez minutos. Depois foi a vez de Lisandro Lopez, emprestado pelo Benfica, aproveitar um pontapé de canto.

Escândalo? Sim, era.

O Barcelona jogava mal e permitia ao Getafe constantes saídas para o ataque.

A equipa de Martino demorou a perceber como podia dar a volta ao jogo. Pedro reduziu aos 34 minutos, aproveitando o mau posicionamento do guarda-redes Moyá. O golo do empate apareceu aos 41, outra vez pelo avançado espanhol, que pegou na bola sobre a esquerda e rematou em força.

O jogo tinha enlouquecido. Agora o Getafe já não saía e também era incapaz de controlar a bola. Resultado: mais um golo de Pedro, aos 43 minutos, desta vez em plena grande área.

Ao intervalo o jogo tinha mudado e o Barcelona podia respirar.

A segunda parte foi dos catalães que marcaram mais duas vezes, agora por Fabregas.

Se por acaso já visitou o texto, lá em cima, percebe que este jogo pode valer mais do que três pontos para o Barcelona. Para já, os catalães dividem a liderança com o Atlético Madrid, com o Real Madrid a distância confortável.