Pela primeira vez sem Messi, que se lesionou no domingo e vai ficar duas semanas ausente dos relvados, o Barcelona cumpriu a obrigação vencendo em casa o Sp. Gijón. Um triunfo sem brilho, de resto, num jogo pobre seguido pelo argentino da bancada. Ao lado do astro os adeptos devem suspirar pelo seu regresso.

A vitória foi alcançada com um só golo, da autoria de Villa. O avançado recebeu um passe de Dani Alves, arrancou no limite do fora-de-jogo e atirou colocado à saída do guarda-redes Cuéllar. Um golo que David Villa não festejou, em respeito pelo clube que o formou e que o internacional garante estar-lhe no coração.

Já Guardiola, no banco, não se coibiu de festejar o golo que travou as dificuldades do Barça. A equipa catalã raramente chegou com perigo à baliza adversária durante toda a primeira parte, aliás. Só em três remates (dois de Villa e um de Inesta) o Barça ameaçou a baliza do Sp. Gijón. Muito abaixo do que costuma acontecer.

Na segunda parte Guardiola colocou Pedro e Mascherano nos lugares de Bojan (que substituiu Messi) e Keita, a equipa começou a jogar melhor e marcou logo aos 49 minutos. Depois disso instalou-se a monotonia: o Barça tinha a posse de bola, perante um Sporting Gijón muito fechado e sem vontade de ser melhor.

A formação visitante só uma vez em toda a segunda parte chegou com perigo à baliza de Valdés, mas De las Cuevas foi lento a rematar e permitiu o corte de Milito. Já o Barça ameaçou num remate de Dani Alves e ficou perto de marcar um grande golo num chapéu fantástico de David Villa que saiu ao lado da baliza.

Veja o golo não festejado por Xavi:



Tiago Gomes empata no terreno de Pongolle

Nos outros jogos destaque para o empate sem golos do Hércules em Saragoça. Tiago Gomes entrou na segunda parte na formação de Alicante, substituindo Tote aos minutos, enquanto Pongolle foi titular na frente de ataque do Saragoça, a jogar como ponta-de-lança, e foi substituído por Marco Perez aos 76 minutos.

O jogo teve, de resto, várias ocasiões de golo. O Saragoça foi mais perigoso, Jarosik atirou por exemplo à barra e Marco Perez quase marcou no último segundo de jogo, mas o Hércules também criou algumas ocasiões. Com este empate, a equipa de Tiago Gomes continua sem perder fora de casa (e a perder sempre em casa).

Confira a CLASSIFICAÇÃO da Liga espanhola

Resultados da 4ª jornada:

Terça-feira:

Atlético Bilbao-Maiorca, 3-0

(David López, 44m; San José, 62m, gp; Inigo Pérez, 90m)

Osasuna-Real Sociedad, 3-1

(Pandiani, 37m; Camuñas, 42m; Aranda, 74m) (Tamudo, 16m)

Real Madrid-Espanhol, 3-0

(Ronaldo, 28m, gp; Higuain, 79m; Benzema, 87m)

Quarta-feira:

Almería-Levante, 0-1

(Sérgio, 39m)



Saragoça-Hércules, 0-0

Barcelona-Sp. Gijón, 1-0

(David Villa, 49m)

Valencia-Atl. Madrid, mais tarde



Quinta-feira:

Sevilha-Racing Santander

Getafe-Málaga

Villareal-Deportivo