A quinta jornada da liga espanhola promete ser farta para os jogadores portugueses. Para já foram marcados dois golos por atletas lusos que significaram vitórias para as respectivas equipas.
Numa altura em que ainda falta saber os resultados de Real Madrid (Pepe), Barcelona (Deco), Bétis (Ricardo) e At. Madrid (Simão, Maniche e Zé Castro), brilharam mais Carlos Martins e Nunes.
O antigo médio do Sporting fez o golo que abriu caminho à vitória do Recreativo Huelva na Corunha, logo aos 12 minutos, na estreia a marcar na liga espanhola. Javi Guerrero decidiu o triunfo aos 47 minutos.
Carlos Martins acabou por sair na segunda parte, tal como Varela, também ele titular, numa altura em que a vitória estava quase certa. Beto jogou os 90 minutos, numa vitória que permitiu ao Recreativo subir à primeira metade da classificação.
Nunes em festival de futebol ofensivo, Valencia chega-se à liderança
O outro golo português chegou através de Nunes, que iniciou a reviravolta que levou o Maiorca à vitória. Ogbeche e Victor tinham colocado o Valladolid a vencer por 2-0, mas uma segunda parte demolidora do Maiorca deu a volta ao resultado. Começou logo três minutos após o reatamento, no tal golo de Nunes, respondendo de cabeça a um canto. Continuou com um golo de Arango e outro de Victor e terminou em novo golo de Arango, que encerrou um vendaval de futebol ofensivo.
Ainda na viagem pelos portugueses, destaque para Valência venceu o Getafe, por 2-0, com Miguel a titular (viu o cartão amarelo aos 65 minutos, por falta sobre Light) e Manuel Fernandes como suplente utilizado (entrou aos 61 minutos para o lugar de Baraja) e colocou-se com isso na liderança enquanto o Real Madrid não joga. Num jogo, já agora, no estádio Mestalla em que Morientes atingiu a marca dos 300 jogos na Liga espanhola. Caneira, que recupera da lesão contraída na selecção e não foi opção.
Os golos do Valência foram marcados na primeira parte. Primeiro por Silva (15m), na recarga a um remate de Morientes que Ustari não defendeu de forma completa, e depois por Villa (31m), com um bom golo, após passe em profundidade. O golo do Getafe foi marcado por Braulio (76m), eles que se estreou a marcar na Liga espanhola. Nos outros jogos, destaque para a vitória do Osasuna, ainda sem o lesionado Hugo Viana, que lhe permite respirar agora um pouco melhor.
Resultados da 5ª jornada
Terça-feira
Sevilha-Espanhol, 2-3
(Jarque, 60m na p.b.; Kone, 69m) (Ángel, 29m; Luis García, 54m; Tamudo, 87m)
Quarta-feira
Coruña-Recreativo Huelva, 0-2
(Carlos Martins, 12m, e Guerrero, 47m)
Maiorca-Valladolid, 4-2
(Nunes, 49m; Arango, 51m e 87m; Victor, 83m) (Ogbeche, 5m; Victor, 25m)
Osasuna-Levante, 4-1
(Pandiani, 31m e 51m; Juanfran, 57m; Garcia, 76m) (Ettien, 34m)
Racing Santander-Villarreal, 0-2
(Nihat, 39m; Rossi, 76m)
Real Murcia-Almeria, 0-1
(Melo, 41m)
Valência-Getafe, 2-1
(Silva, 15m; Villa, 31m) (Braulio, 76m)
Athletic Bilbau-Atlético Madrid, a decorrer
Barcelona-Saragoça, mais tarde
Quinta-feira:
Real Madrid-Bétis