Raul, capitão do Real Madrid, escreveu este sábado, ao entrar em campo para defrontar o D. Corunha, mais uma página da sua história no clube merengue ao igualar, aos 29 anos, o lendário Gento com 605 jogos oficiais pelo clube da capital espanhola. Já com o jogo a decorrer, o avançado estabeleceu mais um recorde ao ultrapassar Santillana, outra lenda dos anos sessenta, com o seu 187º golo na liga espanhola.
Ao igualar Gento, Raul fica apenas atrás de Santillana (643 jogos) e Manolo Sanchis (712). O antigo extremo esquerdo do Real Madrid realizou o seu último jogo a 21 de Maio de 1971, em Atenas, no jogo de desempate da final da Taça das Taças que o Real Madrid perdeu para o Chelsea (1-2), quando já somava 37 anos.
Gento representou o Real Madrid ao longo de dezoito temporadas (1953-71), venceu doze campeonatos, duas Taças de Espanha, seis Taça dos Campeões e uma Taça Intercontinental. Raul igualou, agora, o número de jogos oficiais (605), com menos oito anos do que quando Gento se despediu. O actual capitão estreou-se pelo Real Madrid a 29 de Outubro de 1994 e, desde então, somou 443 jogos na liga, 110 na Liga dos Campeões, 33 na Taça de Espanha, três na Intercontinental, oito na Supertaça de Espanha, três na Supertaça Europeia e outros quatro no Mundial de Clubes.
Nas contas dos golos, Raul destaca-se como o melhor marcador da Taça dos Campeões de todos os tempos, com 56 golos, aos quais pode juntar 186 na liga espanhola, quinze na Taça de Espanha, um na Intercontinental, sete na Supertaça de Espanha, um na Supertaça Europeia e dois no Mundial de Clubes.
Ainda com três anos de contrato com o Real Madrid, Raul poderá ainda diminuir a diferença para Sanchez, quanto ao número de jogos (menos 107), e para Di Stéfano quanto ao número de golos (menos 39).