Portugal é campeão da Europa de futsal!

Oito anos depois, a seleção portuguesa vingou a derrota no jogo decisivo, resistiu a tudo e derrotou a Espanha no prolongamento: 3-2 em Ljubljana num jogo para heróis.

O duelo foi decidido por Bruno Coelho da linha dos 10 metros. Livre direto a menos de um minuto do fim, calma e qualidade do jogador do Benfica, bola no fundo da baliza espanhola. 

Morria ali a superioridade emocional espanhola, alicerçada num histórico arrasador: 20 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota contra Portugal.

Portugal, à semelhança da final de futebol em 2016, esteve privado do seu melhor jogador nos últimos minutos. Cristiano Ronaldo no Euro de futebol, Ricardinho agora no Euro de futsal. Portugal resistiu. 

10 de julho de 2016 - 10 de fevereiro de 2018. Dias de sonho para o futebol português.

A Seleção Nacional esteve a vencer até perto do intervalo, com um golo precisamente de Ricardinho logo no segundo minuto, mas foi incapaz de controlar depois o excelente futsal espanhol. 

O empate surgiu mesmo em cima do tempo de descanso (golo de Marc Tolrá) e esse foi um dado de enorme relevância. Até aí, na verdade, a defesa portuguesa estava extremamente sólida e raros espaços deu aos espanhóis. Mas aí falhou. 

A FINAL AO MINUTO NO MAISFUTEBOL 

O guarda-redes André Sousa esperava o corte de um colega e, quando saiu, já não parou o desvio muito subtil de Tolrá. 

A Espanha tinha mais bola, mais paciência, e Portugal apostava em transições. A toada manteve-se no segundo tempo e a diferença esteve essencialmente em mais um erro da defesa nacional. 

Numa bola parada, alguém se esqueceu da marcação a Lin e o espanhol encostou para a baliza deserta. 

É certo que Portugal teve remates perigosos (André Coelho fez tremer o ferro da baliza do excelente Paco Sedano), nunca desistiu da final, e o prolongamento foi um prémio justo para os homens de Jorge Braz. 

Bem perto do fim, já com Portugal em 5x4, Bruno Coelho encostou para golo um passe de Pedro Cary. Depois, no prolongamento, houve muita cautela até surgir a epifania de Bruno, absolutamente decisivo nesta final.

Anotem bem caros leitores. Pela primeira vez, Portugal é campeão da Europa de futsal.