Após o triunfo do Real Madrid sobre o Rayo Vallecano, Courtois respondeu a Simeone sobre a justiça do prémio de melhor guarda-redes do mundo.

O treinador do Atlético de Madrid tinha dito que Oblak merecia o prémio e deu a entender que o Real Madrid tinha muito poder de decisão. «Courtois foi para o Real Madrid e ganhou o prémio de melhor do mundo, quando esteve connosco ganhou Keylor Navas que estava no Levante. Sabem isso, não sabem? Neste mundo do futebol cada um sabe onde está e tem de saber onde está e o que faz. Quando sabe isso, vive melhor», disse Simeone.

O belga respondeu e falou em populismo: «Simeone critica o Real Madrid para ser popular perante os seus adeptos. Faz sempre isso, atira-se ao Real por ser o melhor clube do mundo.»

E depois explicou: «No meu caso, ele disse que ganhei o troféu porque jogava no Real Madrid, mas no Mundial eu era do Chelsea. Para o prémio The Best a votação acabou em julho, eu não era do Real aí. Não creio que seja justo menosprezar-me. O Oblak é também um grande guarda-redes e podia ter tido mais pontos, mas há um monte de gente que vota.»

Mais tarde, em declarações aos jornalistas na zona mista, Courtois voltou a atacar com o argumento do populismo.

«Há que respeitar as opiniões de todos, cada um pode dar a sua opinião. Estive lá [Atl. Madrid] e quando lutas sempre com o Real Madrid, que é o melhor do mundo, vais dizer coisas para gerar populismo.»