O Barcelona pode ter dito adeus ao título espanhol em Pamplona. A derrota com o Osasuna, por 3-2, pode deixar o Real Madrid com uma vantagem de dez pontos que a equipa de José Mourinho dificilmente iria desperdiçar.

Num jogo em que Guardiola deixou no banco Xavi, Iniesta e Fabregas (entrou na segunda parte), o Osasuna esteve por duas vezes com uma vantagem de dois golos e conseguiu aguentar-se na frente até ao final, apesar da pressão catalã.

Lekic bisou e Raul Garcia fez o outro golo do Osasuna, com a defesa do Barcelona a ter uma noite para esquecer. Os golos dos catalães foram marcados por Alexis Sanchez e Tello.

O Barcelona não sofria três golos há mais de um ano. A última equipa a conseguir tinha sido o Betis, em jogo dos quartos-de-final da Taça do Rei (3-1), a 19 de Janeiro de 2011. No que diz respeito ao campeonato, desde 10 de Maio de 2009 que o Barça não sofria três golos. Na altura empatou 3-3 com o Villarreal.

O Barcelona queixa-se de dois golos anulados (o primeiro mal, o segundo duvidoso) a Alexis e de fora-de-jogo no lance do segundo tento do Osasuna, num lance em que o assistente merece o benefício da dúvida.

Confira a CLASSIFICAÇÃO da Liga espanhola

Equipas utilizadas

OSASUNA: Fernandez, Bertrán, Sérgio, Flaño e Raitala; Nekounam, Puñal e Raul Garcia (Damiá, 87); Cejudo, Nino (Lolo, 75) e Lekic (Ibrahima, 70)

BARCELONA: Valdés, Dani Alves, Puyol (Tello, 46), Piqué (Fabregas, 70) e Abidal; Mascherano, Sergi Roberto e Thiago Alcântara; Alexis, Messi e Pedro (Cuenca, 46)

Filme do jogo:

4 min GOLO DO OSASUNA, 1-0, por Lekik. Passe de Raul Garcia, mais rápido que Puyol, a isolar Lekik que parte da esquerda para a área e atira para o fundo da baliza do Barcelona. Entrou adormecida a equipa de Guardiola.

9 min Golo mal anulado ao Barcelona! Alexis Sanchez não estava fora-de-jogo antes de atirar para a baliza.

11 min Grande defesa de Fernandez! Remate de Messi em posição frontal, de fora da área. O guarda-redes do Osasuna sacudiu por cima da trave.

21 min GOLO DO OSASUNA, 2-0, por Lekic! E vão dois! Centro perfeito de Cejudo, que recebe na direita de Raul Garcia, e Lekic a aparecer ao centro, nas costas de Piqué, a empurrar. Está a dormir a defesa do Barcelona...

28 min Em boa posição na área, Messi atira para as mãos de Fernandez.

45 min INTERVALO (2-0). Surpresa em Pamplona, num jogo que Guardiola poupou jogadores como Xavi, Fabregas e Iniesta, mas não conseguiu dominar o rival que vai ganhando com dois golos de Lekic.

46 min Já se joga a segunda parte com dupla alteração no Barcelona. Os jovens Tello e Cuenca entram para os lugares de Pedro e Puyol. Xavi e Iniesta ainda no banco...

50 min GOLO DO BARCELONA, 2-1, por Alexis Sanchez! Centro de Cuenca na direita e Alexis a aparecer ao centro a encostar, num lance parecido com o do segundo golo do Osasuna.

56 min GOLO DO OSASUNA, 3-1, por Raul Garcia. Mais uma asneira da defesa do Barça! Puyol corta mal uma bola entregando-a a Nino que assiste Raul Garcia que ganha a frente a Piqué e desvia para a baliza. Bate no poste e entra.

72 min GOLO DO BARCELONA, 3-2, por Tello. Grande golo do jovem que recebe na área, tira Raitala do caminho e remata para o fundo da baliza.

77 min Osasuna ao poste! Remate à entrada da área de Puñal. A bola sai rasteira, bate no poste e nas costas de Valdés mas não entra.

81 min Golo anulado ao Barcelona. Fora-de-jogo tirado a Alexis que desviou ao segundo poste um centro da direita. No momento do cruzamento, Alexis está em jogo, mas parece haver um toque de cabeça de Sergi Roberto quando o chileno já estava adiantado.

90 min FINAL DO JOGO, 3-2.