O Barcelona perdeu Messi em cima da hora, por causa de um mal-estar do argentino, e não foi além de um nulo no Camp Nou frente ao Málaga. Numa jornada em que um ou dois dos candidatos vão seguramente perder pontos, visto que mais logo há At. Madrid-Real Madrid, os catalães desperdiçaram a oportunidade de assumirem, pelo menos provisoriamente, a liderança. Por agora somam 26 pontos, contra 27 do Real Madrid e 21 do Atlético.

Messi saiu das opções mesmo antes do jogo, ao que informou o Barcelona por sentir indisposição e vómitos, aparentemente um vírus com sintomas de indisposição gástrica.  Luis Suarez também estava de fora, por castigo, pelo que do trio ofensivo do Barça apenas restava Neymar, que teve a companhia de Paco Alcacer e Arda Turan.

Mas foi estéril o ataque do Barcelona, numa primeira parte com pouca intensidade da equipa da casa e com o Málaga bem organizado em termos defensivos.

O Barça ameaçou mais no segundo tempo, obrigando Kameni a brilhar na baliza do Málaga, mas não conseguiu chegar ao golo. Nem nos últimos 20 minutos, o período em que jogou em superioridade numérica, por expulsão de Diego Llorente, penalizado por uma entrada muito dura sobre Neymar.

Coincidiu mais ou menos com o período em que esteve em campo André Gomes. O português começou no banco e entrou em campo aos 68 minutos, para o lugar de Denis Suárez. Ainda teve uma grande oportunidade, já nos descontos, mas Kameni evitou o golo com uma defesa incrível.

O guarda-redes do Málaga também brilhou frente a Neymar no período de compensação, que ficou marcado por alguma tensão e ainda mais uma expulsão, de Juan Carlos, por protestos.

O veterano português Duda saiu do banco do Málaga mesmo no final, quando o jogo já levava seis minutos de descontos.

O Málaga é nesta altura 10º na Liga espanhola, com 16 pontos.

Veja a ficha do jogo e a classificação da Liga espanhola

Artigo atualizado