Na passada quarta-feira o Barcelona perdeu na deslocação ao terreno do Leganés (1-2), enquanto o Real Madrid perdeu na visita ao Sevilha (0-3), em jogo da 6ª jornada da liga espanhola. O que é que isto têm de curioso? Os dois rivais de Espanha já não perdiam no mesmo dia há mais de três anos. A última vez que isso aconteceu foi no dia quatro de janeiro de 2015.

Nessa jornada, o Barcelona visitou a Real Sociedad e perdeu no Anoeta pela margem mínima (0-1) com um autogolo do defesa Jordi Alba aos dois minutos. O treinador do Barcelona era Luís Enrique, atual selecionador de Espanha que acabou a temporada com a conquista do «triplete» (Liga espanhola, Taça do Rei e Liga dos Campeões). A equipa basca era liderada pelo escocês, David Moyes.

Por sua vez, no mesmo dia, o Real deslocou-se ao Mestalla e perdeu com o Valência por 1-2. Cristiano Ronaldo ainda adiantou os «merengues», mas Barragán e Otamendi consumaram a reviravolta. O treinador do Valência era Nuno Espírito Santo e André Gomes fez parte do onze inicial. O Real Madrid era comandado por Carlo Ancelotti.

O Real Madrid continuou na liderança após a derrota nessa jornada, mas o Barcelona acabou por se tornar campeão no final da época.

Passado três anos os papéis inverteram-se e o Barcelona, apesar da derrota, continua líder, em igualdade pontual com o Real Madrid.