Josep Maria Bartomeu anunciou que por decisão da direção demissionaria a que preside o Barcelona irá disputar a Superliga Europeia, uma competição fechada entre os principais clubes do continente que poderá substituir a Liga dos Campeões.

«É uma notícia crucial para o futuro económico do clube. Aprovámos na passada segunda-feira todos os requerimentos necessários para participar na futura Superliga Europeia. Essa decisão sobre a participação terá de ser ratificada pela direção que for eleita», afirmou Bartomeu, no momento em que apresentou a demissão da presidência do clube catalão. 

O presidente demissionário acrescentou ainda que a participação na futura competição «irá garantir a sustentabilidade económica do clube, que nunca será uma sociedade anónima desportiva», afirmou, salientando o facto de o Barcelona manter a estrutura tradicional em que pertence aos associados.

Bartomeu não esclareceu porém se a participação na futura Superliga levaria o Barcelona a abandonar a Liga dos Campeões ou a Liga Espanhola.