Três jogos, cinco golos e mais uma demonstração de classe: assim se pode resumir o impacto de Falcao no At. Madrid. O avançado colombiano, ex-F.C. Porto, voltou a dar espectáculo na goleada da sua equipa diante do Sp. Gijón (4-0): marcou dois golaços «e meio» e ainda acertou uma bola no ferro.

Sílvio foi o único português em campo pelos «colchoneros» e saiu, ligeiramente tocado, aos 76 minutos. Pizzi não saiu do banco e Tiago não entrou na convocatória.

A resistência dos asturianos, que não contaram com o português Castro, durou 27 minutos e acabou precisamente no tal «meio» golo de Falcao: na sequência de um canto, o colombiano aproveitou um erro do guarda-redes Cuellar e tentou um difícil remate de recurso, desviado por Lora para a própria baliza.

A partir daí o At. Madrid teve o jogo sob controlo, e a última meia hora trouxe Falcao em pleno. Primeiro num remate ao poste (67 m) após contra-ataque venenoso, que antecedeu o segundo golo «colchonero», por Dominguez, de novo na sequência de um canto.

Depois, aos 72 e 80 minutos, Falcao foi a máquina de golos a que os relvados portugueses se habituaram, primeiro num lance individual, concluído com remate de pé direito, depois numa cabeçada espectacular, após livre apontado por Gabi. Com cinco golos, Falcao passa Ronaldo e alcança provisoriamente Messi e Soldado no comando da lista dos marcadores.

Nos outros jogos, destaque para a terceira vitoria do Málaga, com Eliseu a jogar os 90 minutos e Duda a ser substituído a meio da segunda parte, num jogo decidido por um livre directo de Cazorla.

Com este resultado, os andaluzes sobem ao segundo lugar provisório, com nove pontos, mais um do que o Levante que, moralizado pela vitória de domingo sobre o Real Madrid se impôs em Vallecas ao Rayo, subindo à quarta posição.

Classificação

Jogos da quinta jornada:

Terça-feira:

Osasuna-Sevilha, 0-0

Real Sociedad-Granada, 1-0

(Estrada, 63m)

Villarreal-Maiorca, 2-0

(Rossi, 7; Nilmar, 51)

Quarta-feira:

A decorrer

At. Madrid-Sp. Gijón, 4-0

(Lora, 27 p.b.; Dominguez, 68; Falcao, 72 e 80)

Málaga-At. Bilbao, 1-0

(Cazorla, 61)

Racing Santander-Real Madrid, 0-0

Rayo Vallecano-Levante, 1-2

(Tamudo, 72) (Valdo, 10; Ballesteros, 28)

Mais tarde

Valencia-Barcelona

Quinta-feira:

Espanhol-Getafe

Bétis-Saragoça