O início de época do Ath. Bilbao está longe de ser positivo, com apenas uma vitória em 13 jogos disputados e o 18.º lugar em La Liga.

Ainda assim, confrontado com o discurso sempre otimista que tem tido, o técnico Eduardo Berizzo, deu uma verdadeira lição de vida, recordando aquilo que aprendeu quando, há pouco mais de um ano, passou por um mau momento de saúde, ao ser-lhe detetado um tumor.

«Nasci assim, otimista», começou por dizer, sorrindo, antes de justificar a forma como encara a vida.

«Há um ano, disseram-me eu tinha de deixar de treinar para tratar de questões particulares importantes. E tampouco me deprimi por questões muito mais sérias do que perder jogos. Acho que aprendemos na nossa vida particular que a vida é voltar a levantar com vontade e disfrutar o dia-a-dia», continuou.

«O meu maior êxito é viver a minha vida à minha maneira. Ser otimista no meu trabalho é quase inerente: um líder deprimido não existe, um líder temeroso não existe. Por isso, há que levantar todos os dias e enfrentar o que temos diante de nós», afirmou na antevisão ao jogo desta quarta-feira com o Huesca, para a Taça do Rei, exatamente um ano após ter removido o tumor.

Veja o momento: