O árbitro espanhol Ignacio Iglesias Villanueva, que assinalou a polémica grande penalidade sobre Casemiro [ver vídeo associado] que ditou a vitória do Real Madrid sobre o Levante (2-1), assumiu esta quarta-feira que o «lance foi complicado», mas que a decisão foi «absolutamente» dele, sem esclarecer se, depois de rever as imagens, considera a decisão acertada ou errada.

«Apitei penálti porque vi penálti. No campo temos de tomar decisões em décimas de segundo. Os árbitros estão acostumados a isso e vocês [jornalistas] sabem o que lance era complicado. Foi uma decisão absolutamente minha. Apitei naquele momento, assim ficou», destacou o juiz na Cidade do Futebol de Las Rozas, onde os árbitros espanhóis realizaram exames médicos esta quarta-feira.

O árbitro galego revelou ainda que já voltou a ver as imagens do jogo. «Cada vez que fazemos um jogo, fazemos logo a seguir autoanálise e avaliamos a nossa atuação. Cabe depois à Comissão Técnica avaliar a nossa prestação. Não vou falar aqui de lances específicos», acrescentou.

Quanto ao VAR, Villanueva diz que só deve intervir em situações claras. «Se vamos entrar na zona cinzenta e perigosa da interpretação, vamos ter problemas», referiu, considerando que o futebol espanhol está ainda num período de adaptação ao vídeoárbitro e que as novas tecnologias não vão resolver todos os problemas.

«Sabíamos que ia acontecer. Não sabíamos quando, se ao início da temporada, a meio ou no final. Mas sabíamos que ia acontecer, sobretudo no que diz respeito ao ponto mais controverso do VAR, que é a linha de intervenção», destacou ainda.