Depois de ter perdido no País Basco por 2-1 com o Athletic Bilbao na 1.ª mão dos oitavos de final da Taça do Rei, o Barcelona conseguiu inverter a eliminatória, ao vencer em Camp Nou por 3-1.

Sem André Gomes (internacional português não foi sequer convocado para este jogo), os catalães adiantaram-se no marcador por intermédio de Luis Suárez, que rematou de primeira após assistência de Neymar. Centésimo golo do uruguaio ao serviço do Barcelona em 120 jogos.

Neymar que seria novamente protagonista nos primeiros minutos da etapa complementar. O avançado brasileiro foi derrubado na área adversária: penálti que o próprio se encarregou de bater.

Se o 1-0 já era suficiente para a equipa de Luis Enrique garantir a passagem à próxima fase da Taça do Rei, o 2-0 deixava os catalães com a porta escancarada, mas Enric Saborit, com uma cabeçada certeira aos 51 minutos, colocou eliminatória empatada.

Só que aos 77 minutos Lionel Messi resolveu tirar mais um coelho da cartola na cobrança exemplar de um livre direto. O craque argentino bateu colocado, com a bola a raspar no poste esquerdo antes de entrar na baliza do Athletic Bilbao.