O Valencia esteve esta quinta-feira muito perto de dar a volta à eliminatória e de se apurar para os quartos de final da Liga Europa, mas acabou por cair graças a um golo tardio (75 minutos) do At. Bilbao.

Recorde-se que os bascos entraram em campo, no Mestalla, em vantagem, depois da vitória por 1-0 na primeira mão, em Bilbao.

Com André Gomes e Ruben Vezo no onze titular (este a lateral direito), mais Aderlan Santos (ex-Sp. Braga) e Rodrigo (ex-Benfica), o Valencia entrou ao ataque e deu a volta à eliminatória ainda na primeira parte.

Logo aos 13 minutos, Santi Mina fez o 1-0, na recarga a um remate de Negredo defendido pelo guarda-redes do At. Bilbao. Aos 37 minutos, chegou o segundo golo, da autoria de Aderlan Santos, que subiu mais alto que todos para finalizar um cruzamento de Gayá.

Pelo meio, André Gomes ainda teve duas excelentes ocasiões de marcar, a primeira um remate que desviou em Negredo e a segunda num disparo a centímetros do poste.

Confira a ficha de jogo

Ao intervalo o Valencia estava na frente da eliminatória, portanto, e já podia até ter sentenciado a discussão. No regresso dos balneários, nova boa oportunidade para marcar e garantir o apuramento, quando Gayá atirou forte, mas ligeiramente por cima da barra.

O tempo foi passando e o Valencia podia ter a eliminatória na mão, até que o At. Bilbao virou tudo do avesso. Numa jogada irregular, de resto, que começou com uma mão de Susaeta, que o árbitro deixou seguir. A partir daí De Marcos cruzou, Raul Garcia teve um fantástico toque de calcanhar que isolou Anduriz e o ponta de lança não perdoou.

Um golo muito contestado, claro, e que provocou até a expulsão de Gary Neville.

A partir daí os bascos passaram para a frente da eliminatória, fazendo valer o golo fora. O Valencia atirou-se para a frente e ficou muito perto de marcar já nos descontos, num livre de Parejo que saiu a rasar o poste. Não marcou, portanto, e foi eliminado.