Aos 28 anos, o lateral brasileiro Marcelo é um dos jogadores do Real Madrid com mais anos de casa.

O jogador chegou aos merengues em 2006 e, numa entrevista à televisão do clube, recordou os primeiros tempos em Espanha.

«Havia propostas do CSKA Moscovo e do Sevilha. O Fluminense já tinha um acordo com o Sevilha e estava praticamente fechado, mas o Real Madrid também tinha interesse e eu disse que ia para lá se fosse mesmo verdade», disse. Passou tudo muito rápido. Cheguei e não sabia que ia assinar contrato, pensei que me conheceriam e quando cheguei só havia 55 pessoas no Bernabéu.

Marcelo lembrou ainda a altura em que foi chamado por Fabio Capello à equipa principal, numa altura em que os planos iniciais passavam por rodar no Castilla, segunda equipa dos merengues. «Disseram-me que ia jogar no Castilla e eu até fiquei feliz da vida, mas Capello disse que não, que tinha de treinar com a equipa principal.»

Apesar da confiança do técnico italiano, Marcelo confessou que esteve para ser emprestado. «Quando tinha 18 anos, um diretor chamou-me ao escritório dele no Bernabéu e disse-me que queriam emprestar-me a outro clube para ganhar experiência e voltar no ano seguinte. Eu respondi que não ia sair do Real Madrid. Foi um momento difícil, porque eu sabia que a equipa não precisava de mim, mas essa foi a altura em que fui mais forte.»