O Real Madrid garantiu este sábado que, pelo menos, mantém a vantagem de quatro pontos sobre o Barcelona, antes do clássico da próxima semana, com uma vitória difícil, no Santiago Bernabéu, sobre o Sp. Gijón (2-1), em jogo da 13ª jornada da liga espanhola, disputado debaixo de intensa chuva. Cristiano Ronaldo marcou dois golos logo a abrir e a equipa de Zinedine Zidane descansou demasiado cedo, permitindo que o adversário reduzisse e deixasse o líder em sobressalto até final, inclusive com uma grande penalidade desperdiçada pelos visitantes a quinze minutos do final.

Confira a FICHA DO JOGO

No regresso de Pepe à titularidade, depois de recuperado de lesão, o Real Madrid entou neste jogo praticamente a ganhar, depois de uma falta de Sergio Álvarez sobre Lucas Vázquez que permitiu a Cristiano Ronaldo abrir o marcador, logo aos 4 minutos, a partir da marca de grande penalidade. Com uma elevada posse de bola, o Real Madrid manteve a pressão e chegou ao 2-0, aos 18 minutos, na sequência de um cruzamento de Nacho da esquerda para o Cristiano Ronaldo bisar, de cabeça, com um remate picado. Os merengues estavam fortes e confiantes e, dois minutos depois, Nacho voltou a colocar a bola nas redes de Marino, depois de Sergio Ramos acertar na trave, mas estava em posição irregular e não valeu.

Na sequência de um alívio, Pepe queixou-se de dores num tornozelo e esteve vários minutos a ser assistido, tendo regressado ao relvado com um reforço no calcanhar a tempo de ver o golo do Sporting aos 34 minutos. Centro perfeito de Isma López da esquerda e desvio de Carmona para as redes de Keylor Navas.

Duda vence Luisinho e Gama em jogo com sete golos

O Real Madrid voltou a entrar forte na segunda parte, na tentativa de recuperar a vantagem confortável, Cristiano ainda ameaçou o terceiro, mas a verdade é que os merengues foram acusando o desgaste de terem jogado a meio da semana e, por consequência, foram recuando no relvado, permitindo aos visitantes asturianos acreditar no empate que esteve muito perto de materializar-se, aos 76 minutos, quando Nacho derrubou Víctor Rodríguez em plena área. Na conversão do castigo máximo, o croata Duje Cop, que jogou no Nacional na temporada de 2008/09, atirou por cima da barra.

Suspiro de alívio para o Real Madrid que, no lance seguinte, ainda viu Keylor Navas segurar a preciosa vitória com a defesa da tarde.

O Real Madrid aumenta, assim, a vantagem para o Barcelona para sete pontos, antes dos catalães visitarem este domingo o Anoeta para defrontar a Real Sociedad.

O clássico do Camp Nou, o primeiro da temporada, está marcado para as 15h15 do próximo sábado.

Confira a classificação da liga espanhola