O antigo futebolista espanhol Xabi Alonso fez parte da equipa do Real Madrid que conquistou a liga espanhola em 2011/2012 - a que impediu o «tetra» do Barcelona - e explicou, em mais uma edição do programa desportivo The Coaches’ Voice, a forma como a equipa então treinada por José Mourinho defendia o argentino do Barcelona, Lionel Messi.

Entre o papel de médio que teve nos vários clubes que representou, desde Liverpool a Bayern Munique, Alonso descreveu pormenorizadamente como é que o Real Madrid aprumou a estratégia para impedir mais espaços ao argentino.

«Não era fácil defendê-lo. Ele costumava jogar como um falso nove, fala-se muito do falso nove», começou por dizer o ex-internacional espanhol, para ilustrar o posicionamento.

Alonso explicou depois que o médio do Barcelona, Xavi Hernández, recuava no campo para receber a bola junto aos defesas, atraindo Alonso, o que abria espaço para Messi ir buscar a bola também a terreno mais recuado, levando consigo um defesa central - no caso Sergio Ramos - para combinar com os homens nas alas, então David Villa e Pedro Rodríguez.

«Quando começámos a perceber melhor, o Ramos costumava dizer: “Xabi, o Messi está a chegar”. Eu eu não ia pressionar o Xavi, ficava mais com o Messi. Eles tinham mais controlo, mas não eram tão perigosos. Quando começámos a perceber, ficámos mais próximos de competir contra eles», explicou.