O antigo jogador do Real Madrid, Xabi Alonso, mantem vivo o desejo de tornar-se treinador e reconheceu que não voltou a praticar futebol desde que anunciou o fim da carreira como futebolista, no término da época transata.

«Não é algo que tenha decidido para curto prazo. Sempre tive isso lá, mas também não é uma decisão firme e definitiva. Tudo leva o seu processo e o seu tempo, e agora mesmo estou a distanciar-me de muitos anos de viver tudo muito intensamente. O tempo dirá onde, mas é claro que gosto. É um desafio diferente e apaixonante. Já se verá. Não tenho nenhuma pressa», começou por admitir, numa entrevista concedida à «Marca».

O futebol, porém, não integra a rotina desportiva do antigo médio espanhol. «Joguei com o meu filho. Não joguei nem uma peladinha, na verdade. Desde que me retirei frente ao Friburgo em Munique não joguei peladinha alguma. [Pratico] sobretudo corrida, padel, ténis, mas futebol nem um jogo», referiu.

Atualmente, usufrui do tempo livre para observar partidas de futebol. «Vê-se de forma muito diferente. Quando estás lá metido, envolvido nos resultados dos rivais, em ver o que vão fazer, é que o vives, porque tudo incide em ti e na tua equipa. Agora vês como espectador. Disfruto das equipas, de como jogam, com o conhecimento de ter estado lá muitos anos, mas muito mais relaxado, mais tranquilo», reconheceu.

O antigo atleta dos «merengues» mostra-se confiante e otimista na inversão do ciclo negativo do Real Madrid. «Otimista, porque a equipa e os jogadores são muito bons. Isso é o que me transmite otimismo. O futebol é muito de um estado mental. O Barcelona perdeu dois pontos e agora tem que vir ao Bernabéu e a segunda parte da temporada pode começar de uma maneira muito diferente. Se surge esse momento, pode haver Liga. Estas coisas passam», analisou.

«Vejo-o como sempre e seguramente estará nos momentos decisivos da temporada. Vejo-o como sempre, com vontade e entusiasmo por continuar a marcar golos e ganhar títulos», comentou ainda, sobre o desempenho de Cristiano Ronaldo na presente temporada.