Juan Carlos Valerón, 40 anos, 21 de futebol, disse adeus neste domingo, no fim do jogo entre o Las Palmas e o At. Bilbao. Foi a despedida de um grande, com direito a homenagem do clube, dos companheiros, dos adeptos e também de adversários.

A festa começou aos 21 minutos, quando o estádio do Las Palmas se levantou para aplaudir o seu número 21.

Continuou aos 73 minutos, quando saiu, para a ovação. E seguiu já no final do jogo. Foi levantado em ombros pelos companheiros, enquanto pela instalação sonora se ouviam as palavras «Obrigada pela tua magia, pelo teu futebol, pelo teu eterno sorriso, mas sobretudo pelo teu coração.»

Nos ecrãs passaram imagens dos seus melhores momentos no clube e, durante esta cerimónia, os jogadores do At. Bilbao mantiveram-se no relvado, em sinal de respeito,

Valerón pegou no microfone e dirigiu-se aos adeptos, emocionado. «Quero agradecer a todos por me terem permitido voltar a casa, estes tempos estão a ser muito especiais para mim. Até sempre.»

El Flaco, 46 vezes internacional pela Espanha, decidiu ir-se embora onde tudo começou, Las Palmas. Ele que jogou no Maiorca e At. Madrid, foi referência do D. Corunha durante mais de uma década e voltou há dois anos, quando o Las Palmas subiu à primeira, ainda a tempo de fazer 80 jogos e despedir-se com o Las Palmas em posição mais que tranquila na Liga, ainda com possibilidades de chegar ao oitavo lugar.

A poucos dias de celebrar 41 anos (o seu aniversário é a 17 de junho), Valerón anunciou no sábado que decidiu parar e queria despedir-se perante os seus adeptos. Foi numa conferência de imprensa ao lado do presidente do clube, Miguel Angel Ramirez, o qual revelou que El Flaco continuará ligado ao clube como «capitão de honra, embaixador, a acompanhar a equipas nas viagens e a trabalhar com a formação para inculcar nas crianças os valores que tem».

Desde o anúncio do seu adeus foram muitas as reações, de anónimos e nem por isso. Vários internacionais espanhóis também, como Iniesta, Sérgio Ramos ou o portista Iker Casillas, que lhe dedicou uma mensagem especial.